Desenvolver conscientemente, o jogo educativo


A proposta para o Trabalho Final do Componente foi a realização de um jogo educativo em grupo. Nesse sentido, o principal objetivo se tratou de tornar útil o conteúdo trabalhado em sala sobre ferramentas computacionais de programação. Foram diversos os temas abordados nos jogos realizados pelas equipes, desde a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, voltado ao público adolescente, passando por alertas aos motoristas de carro sobre os perigos de dirigir alcoolizados, até a alfabetização de crianças, jovens e adultos. Todos esses criados e desenvolvidos na linguagem de programação Scratch.
Jogo Educativo realizado por Alysson Peres, Istael Borges e Ingrid Loyola (ABI - LI) com a temática das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Fotografia: Valdinez Ribeiro.

Jogo educativo realizado por Mateus Brito e Nauana Santos (ABI - LI) com a temática do Sincretismo e Tolerância Religiosa. Fotografia: Istael Borges.

Jogo educativo produzido por Gabriel Gaspar, Mateus Só e Valdinez Ribeiro (ABI - LI) com a temática da Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente. Fotografia: Istael Borges.


De certo, inúmeras dificuldades atrapalharam o avanço dos projetos. Além dos aspectos avaliativos acerca do resultado final do jogo, os discentes precisaram se preocupar com a adaptação à estrutura da linguagem de programação utilizada, o engajamento e comprometimento dos outros membros da equipe e a análise dos seus colegas de turma no momento da atribuição de notas e qualidades. Ou seja, tratou-se de um desafio que perde em complexidade, mas que exige de seus desafiados cuidado e planejamento, em virtude da dimensão quantitativa do proposto e de seus encargos. Dessa forma, considera-se que o fato da existência e funcionamento pleno do projeto e o mínimo das vertentes classificatórias atendidas indica sucesso na produção da tarefa.
Jogo Educativo realizado por Eugênio Daniel, Francisco Mendonça e Lucas França com a temática da Alfabetização de Crianças a partir dos 5 anos aos 8. Fotografia: Eugênio Daniel Magan (Print Screen)

Eugênio Daniel e Francisco Mendonça apresentando o projeto à turma. Fotografia: Istael Borges.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Sistema de Numeração Chinês, Tradicional e Milenar

Ondas sonoras: instrumentos musicais

Ondas sonoras: pontuais definições e breves detalhamentos