Práticas: Criando uma Logomarca e Polígonos Platônicos (Parte 1/2)
O uso da proporcionalidade
áurea não se limita às mundialmente reconhecidas obras artísticas,
arquitetônicas e projetistas, muitas corporações empresariais utilizam-se do
número de ouro atualmente para tornar suas logomarcas mais esteticamente
trabalhadas. Nesse contexto, com a intenção de maximizar os benefícios do
emprego da proporção áurea, opta-se pelo retângulo de ouro para desenvolver
simbolicamente a marca de grandes grupos corporativos (ver Figura 1, 2, 3 e 4). Dessa forma foi criada uma logomarca pelo
discente para uma empresa fictícia brasileira que produz e comercializa câmeras
fotográficas, filmadoras, binóculos e lentes, a KooK, como atividade avaliativa processual para o Componente
Curricular Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Artes (ver Figura 5).
Figura
1 – Logomarca da National Geografic
(Canal de TV) e a proporcionalidade áurea nela envolvida. Imagem retirada
da internet, disponível em: <http://sala7design.com.br/2014/11/o-uso-da-proporcao-aurea-no-desenvolvimento-de-marcas.html>. Acessado em: mar. 2018.
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Figura
2 – Logomarca do Twitter (Rede Social) e
a proporcionalidade áurea nela envolvida. Imagem retirada da internet,
disponível em: <http://sala7design.com.br/2014/11/o-uso-da-proporcao-aurea-no-desenvolvimento-de-marcas.html>. Acessado em: mar. 2018.
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Figura 3 – Logomarca da Toyota (Corporação Automobilística) e a proporcionalidade áurea nela envolvida. Imagem retirada da internet, disponível em: <http://sala7design.com.br/2014/11/o-uso-da-proporcao-aurea-no-desenvolvimento-de-marcas.html>. Acessado em: mar. 2018. |
Figura
4 – Logomarca da Apple (Corporação
Especializada em Informática) e a proporcionalidade áurea nela envolvida.
Imagem retirada da internet, disponível em: <http://sala7design.com.br/2014/11/o-uso-da-proporcao-aurea-no-desenvolvimento-de-marcas.html>. Acessado em: mar. 2018.
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Figura
5 – Logomarca da KooK (Corporação
Fictícia Especializada em Instrumentos Ópticos). Imagem de autoria do
discente. Feita em: mar. 2018.
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A utilização de ferramentas
ópticas exige comumente que seus usuários reproduzam uma gesticulação específica,
característica típica do uso desses tipos instrumentais. Nesse sentido, surge a
ideia de representar a Kook na
sociedade de mercado através de um símbolo que remetesse à imagem de um indivíduo
segurando um aparelho da marca para observar ou capturar algum momento (ver Figura 6). A proporção áurea permite o
projeto ganhar concretude na medida em que se servem as circunferências com
raio igual aos quadrados componentes do retângulo de ouro, quando o mesmo é construído
segundo a Sequência de Fibonacci (ver Figura
7). São aplicadas 6 circunferências na logomarca, 2 indicando a carcaça da câmera,
filmadora, binóculos etc, outras 2 tomando o papel de lentes de ajuste da imagem
e mais 2 representando o olho humano (ver Figura
8). Escolheu-se, para preservar o mínimo suficiente de veracidade, ainda
que se trate, sob quaisquer circunstâncias, de uma representação artística da
realidade, o não emprego do ajuste dos centros dos círculos escolhidos para a
criação da simbologia. Por fim, são utilizadas a letra K duas vezes, cada uma
orientada por verticalmente pelo lado esquerdo e direito respectivamente (ver Figuras 9 e 10).
Figura
6 – Típica postura de alguém segurando
equipamentos ópticos. Imagem retirada da internet, disponível em: <https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-lateral-da-mulher-nova-elegante-com-binoculos_911594.htm>.
Acessado em: mar. 2018.
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Figura
7 – Circunferências usadas na logomarca
da Kook inscritas nos quadrados integrantes do retângulo áureo. Imagem de
autoria do discente. Feita em: mar. 2018.
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Figura
8 – As seis circunferências da logomarca
da Kook. Imagem de autoria do discente. Feita em: mar. 2018.
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Figura
9 – Inscrição da letra “K” que compõe a
logomarca da KooK no retângulo áureo. Imagem de autoria do discente. Feita
em: mar. 2018.
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