Práticas: Criando uma Logomarca e Polígonos Platônicos (Parte 1/2)

        O uso da proporcionalidade áurea não se limita às mundialmente reconhecidas obras artísticas, arquitetônicas e projetistas, muitas corporações empresariais utilizam-se do número de ouro atualmente para tornar suas logomarcas mais esteticamente trabalhadas. Nesse contexto, com a intenção de maximizar os benefícios do emprego da proporção áurea, opta-se pelo retângulo de ouro para desenvolver simbolicamente a marca de grandes grupos corporativos (ver Figura 1, 2, 3 e 4). Dessa forma foi criada uma logomarca pelo discente para uma empresa fictícia brasileira que produz e comercializa câmeras fotográficas, filmadoras, binóculos e lentes, a KooK, como atividade avaliativa processual para o Componente Curricular Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Artes (ver Figura 5).

Figura 1 – Logomarca da National Geografic (Canal de TV) e a proporcionalidade áurea nela envolvida. Imagem retirada da internet, disponível em: <http://sala7design.com.br/2014/11/o-uso-da-proporcao-aurea-no-desenvolvimento-de-marcas.html>. Acessado em: mar. 2018.

Figura 2 – Logomarca do Twitter (Rede Social) e a proporcionalidade áurea nela envolvida. Imagem retirada da internet, disponível em: <http://sala7design.com.br/2014/11/o-uso-da-proporcao-aurea-no-desenvolvimento-de-marcas.html>. Acessado em: mar. 2018.

Figura 3 – Logomarca da Toyota (Corporação Automobilística) e a proporcionalidade áurea nela envolvida. Imagem retirada da internet, disponível em: <http://sala7design.com.br/2014/11/o-uso-da-proporcao-aurea-no-desenvolvimento-de-marcas.html>. Acessado em: mar. 2018.

Figura 4 – Logomarca da Apple (Corporação Especializada em Informática) e a proporcionalidade áurea nela envolvida. Imagem retirada da internet, disponível em: <http://sala7design.com.br/2014/11/o-uso-da-proporcao-aurea-no-desenvolvimento-de-marcas.html>. Acessado em: mar. 2018.

Figura 5 – Logomarca da KooK (Corporação Fictícia Especializada em Instrumentos Ópticos). Imagem de autoria do discente. Feita em: mar. 2018. 
        A utilização de ferramentas ópticas exige comumente que seus usuários reproduzam uma gesticulação específica, característica típica do uso desses tipos instrumentais. Nesse sentido, surge a ideia de representar a Kook na sociedade de mercado através de um símbolo que remetesse à imagem de um indivíduo segurando um aparelho da marca para observar ou capturar algum momento (ver Figura 6). A proporção áurea permite o projeto ganhar concretude na medida em que se servem as circunferências com raio igual aos quadrados componentes do retângulo de ouro, quando o mesmo é construído segundo a Sequência de Fibonacci (ver Figura 7). São aplicadas 6 circunferências na logomarca, 2 indicando a carcaça da câmera, filmadora, binóculos etc, outras 2 tomando o papel de lentes de ajuste da imagem e mais 2 representando o olho humano (ver Figura 8). Escolheu-se, para preservar o mínimo suficiente de veracidade, ainda que se trate, sob quaisquer circunstâncias, de uma representação artística da realidade, o não emprego do ajuste dos centros dos círculos escolhidos para a criação da simbologia. Por fim, são utilizadas a letra K duas vezes, cada uma orientada por verticalmente pelo lado esquerdo e direito respectivamente (ver Figuras 9 e 10).

Figura 6 – Típica postura de alguém segurando equipamentos ópticos. Imagem retirada da internet, disponível em: <https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-lateral-da-mulher-nova-elegante-com-binoculos_911594.htm>. Acessado em: mar. 2018.

Figura 7 – Circunferências usadas na logomarca da Kook inscritas nos quadrados integrantes do retângulo áureo. Imagem de autoria do discente. Feita em: mar. 2018.

Figura 8 – As seis circunferências da logomarca da Kook. Imagem de autoria do discente. Feita em: mar. 2018.

Figura 9 – Inscrição da letra “K” que compõe a logomarca da KooK no retângulo áureo. Imagem de autoria do discente. Feita em: mar. 2018.

Figura 10 – Logomarca da KooK pronta no plano quadriculado. Imagem de autoria do discente. Feita em: mar. 2018. 

Nota: 
Esta publicação está dividida em duas partes, por escolha de seu autor. Para continuar a leitura, basta clicar no link abaixo ou pesquisar no próprio espaço do blog "Práticas: Criando uma Logomarca e Polígonos Platônicos Parte (2/2).
Link: < https://alias17.blogspot.com.br/2018/03/praticas-criando-uma-logomarca-e_11.html >.

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