Do Seminário e das desnecessidades
Segundo
o dicionário brasileiro de língua portuguesa Michaelis (consulta na web), a
palavra “ritual” se define por “cerimônia religiosa”, ou “os atos e o conjunto
de práticas próprios de qualquer rito cerimonial”, ou ainda “conjunto de regras
sociais estabelecidas que regulam certos atos solenes ou oficiais” [1].
Nesse contexto, Hérnan Rodolfo Ulm, doutor em Literatura Comparada pela UFF
[2], no Seminário Rituais da
percepção: tecnologia, arte e sensibilidade ocorrido no último dia 20 de
março de 2018 no auditório do CJA – UFSB, caminhou epistemologicamente
definindo “ritual” como sendo “um conjunto de regras observáveis que se
efetivam quando seus agentes acreditam no conjunto de regras”. Nesses termos, observa-se
com determinada exatidão um dos pontos-chave do discurso desempenhado, suponho
eu numa toda concepção de vida, por Ulm sobre a presença de rituais na
sociedade e implicações que os mesmos desencadeiam, questões político-culturais
delimitam inevitavelmente o fazer artístico e social ao longo dos tempos.
O
Seminário foi embasado numa interessante correlação entre a Técnica amplamente
utilizada em obras artísticas e a Estética desencadeante do Modo como tais são
produzidas e entendidas. Nesse sentido, ainda se atribuiu à Política a função
intermédia na interação entre o Método com o Sensível e vice-versa, na medida
em que a mesma se qualifica como indicadora das tensões naturais à vida em
comunidade. A tecnologia foi posta na abordagem como pano de fundo para a
observação, visto que, a partir deste cenário, houve a democratização do uso de
ferramentas (Técnica) para a produção, desencadeando padrões de análise e
realização (Estética). Dessa forma, a instantaneidade do mundo contemporâneo,
no qual parâmetros e equipamentos estão constantemente mudando, revela modificações
não somente na percepção do tempo, como também na forma o sentimos e o
utilizamos (ver Figura 1).
Figura
1 – Tecnologia no mundo contemporâneo.
Imagem retirada da internet. Disponível em: < http://uniac.com.br/course/pos-graduacao/gestao-e-governanca-da-tecnologia-da-informacao/ >. Acessado em 04 de
abril de 2018.
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Figura 2 – Performance no MAM. Imagem retirada da internet. Disponível em: < https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/ator-e-mae-envolvidos-na-polemica-da-nudez-no-mam-se-juntam-em-peca-de-teatro/ >. Acessado em 04 de abril de 2018. |
Figura
3 – Exposição no Queermuseu. Imagem
retirada da internet. Disponível em : < https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/artes/noticia/2017/09/francisco-dalcol-grupo-que-encabecou-o-levante-contra-queermuseu-reforcou-o-que-queria-ver-nas-imagens-cj866bsuo003k01npdhe69r6b.html >. Acessado em 04 de
abril de 2018.
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Conteúdo Recomendado:
Vídeo do Canal
do Slow, integrante do ScienceVlog Brasil, sobre Arte e Incomôdo:
Referências:
1 – MICHAELIS
ONLINE / RITUAL. Uol, 2018.
Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/busca?id=w4Pz0>. Acessado em: 04 de abril de 2018.
2 – HÉRNAN
RODOLFO ULM. Escavador, 2018.
Disponível em: <https://www.escavador.com/sobre/454645/hernan-rodolfo-ulm>. Acessado em: 04 de abril de 2018.
3 – INTERAÇÃO
DE CRIANÇA COM ARTISTA NU EM MUSEU DE SÃO PAULO GERA POLÊMICA. G1, 2017. Disponível em: < https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/interacao-de-crianca-com-artista-nu-em-museu-de-sp-gera-polemica.ghtml >. Acessado em: 04 de abril de 2018.
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