Vamos de problematização, por favor!

Qual o interesse em saber que expectativas positivas acerca do processo de formação universitária e pessoal um estudante possui, nas primeiras semanas, cursando uma graduação na Universidade Federal do Sul da Bahia? Ou ainda, com o que essa pergunta contribui para o desenvolvimento da instituição, do discente e do docente, do curso ou do componente curricular Universidade e Sociedade nos próximos tempos?

Pois bem, franca e pessoalmente, vejo pouca produtividade no objetivo dessas indagações. A ideia de romantizar o ingresso ao ensino superior (não dizendo, nesse ponto, que as questões orientadoras afirmam essa abstração, mas, como mais a frente abordarei, acabam implicando, sob algumas circunstâncias, nisso) é como pensar um garfo sendo raspado numa panela vazia e, consequentemente, produzindo um daqueles sons nada agradáveis. Isto é, imaginar o ensino superior e as suas instituições de concepção como, indiscutivelmente, a única oportunidade para o crescimento pessoal e profissional, configurando um espaço repleto naturalmente por pessoas e ideias nascidas e pensadas para te auxiliar na construção de um bem maior e melhor, é meio tedioso e distante da realidade. Obviamente, no entanto, trata-se de uma forma rápida, prática e eficaz de atribuir sentido a essa reflexão, visto que dizer que se é aguardada, de maneira genérica, a consolidação de grandes ensinamentos e amizades merecedores da eternidade na sua cabeça e no seu coração é bem mais agradável do que, por outro lado, se perguntar como se produz a relação de comparação entre ensinamentos, mantendo um bem mais posicionado do que outros, e qual é a legitimidade prática do eterno.

Entretanto, como prometido, não se pode afirmar que questões, como as orientadoras dessa postagem, indicam necessariamente uma visão mega otimista de seus autores sobre qual é o papel da universidade e de que forma essa muda vidas. Nesse contexto, é completamente aceitável que se façam perguntas como: “Como você pode avaliar sua experiência até o momento na UFSB?” ou “Quais são os pontos positivos da universidade que você considera necessários para sua formação pessoal e acadêmica?”. Porém, o grande problema desse processo indagatório que busca dos discentes respostas relativamente importantes para que a experiência acadêmica e a maneira como eles se adaptem sejam melhores é quem o faz e qual é a circunstância do ato. Ou seja, quando se refere a uma conversação informal ou a um diálogo horizontalizado, no qual não exista a intenção de avaliar o conteúdo das respostas e reflexões do estudante que experimenta da universidade, ou mesmo quando se trata de uma pesquisa proposta ao alunado com iniciativa interna ou externa à instituição, não existe, no meu ponto de vista, nenhum problema. Nessa perspectiva, no caso contrário, são encontrados muitos, puramente porque qualquer outro cenário e qualquer outra pessoa, percebido o conjunto de funções e contextos possíveis dentro de uma instituição pública de ensino superior, implica em um texto resposta romântico acerca do auxílio que a UFSB proporciona na formação acadêmica e pessoal de um indivíduo.

Em suma, fazendo valer a minha colocação no primeiro de dia de aula enquanto resposta à pergunta: “Quais são suas principais expectativas em relação ao curso que você inicia na UFSB”, em que se podia ler “Pretendo somente concluí-lo”, é necessário enfatizar que um posicionamento distante da realidade diante a tais questões trata-se unicamente do famigerado preenchimento de linguiça. É óbvio, todavia, que existem diversas perspectivas que são construídas antes e durante a formação acadêmica, como por exemplo, as pretensões profissionais, não só financeiras, como também acerca de que forma o graduado retribuirá para a sociedade, através de seus conhecimentos em uma determinada área, o valor da oportunidade que recebera quando ingressou ao ensino superior público. Mas, infelizmente, não é possível afirmar, a partir dessa ressalva, quando ainda não foi completado um quadrimestre, o quão animado você está porque no futuro irá ser um excelente profissional, condição teórica e indissociavelmente ligada às qualidades da UFSB.

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